Quienes Somos

Archivo Vivo é um repositório Web de arquivos digitais do Centro Cultural da Espanha_SP/AECID.

A AECID é uma Agência Estatal submetida ao Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação da Espanha por meio da Secretaria do Estado para a Cooperação Internacional (SECI) e faz parte da missão diplomática espanhola no país. A Agência é responsável pelo desenho, execução e pela gestão dos projetos e programas de cooperação para o desenvolvimento, diretamente, com recursos próprios ou mediante colaboração com outras instituições nacionais, internacionais, multilaterais e organizações não-governamentais. Por intermédio de uma rede de Centros Culturais instalados nas principais cidades dos países iberoamericanos, a AECID implementa os projetos de cooperação cultural. No Brasil, o Centro Cultural da Espanha – AECID está localizado em São Paulo. A instituição tem realizado um intenso trabalho em associação com os poderes públicos e com uma diversificada gama de instituições e organizações da sociedade civil. A atividade da AECID no campo da cooperação cultural no Brasil complementa e se coordena com a que desenvolve a Embaixada da Espanha através da Conselheria de Cultura e o Instituto Cervantes e o Escritório Técnico de Cooperação de Brasília.

A ênfase do trabalho da Centro Cultural da Espanha em São Paulo não se limita a promoção da cultura espanhola, mas reside no desenvolvimento de iniciativas que agreguem diferentes atores iberoamericanos em assuntos de interesse comum. Trata-se, portanto, de fomentar o encontro de experiências e recursos para apoiar espaços de reflexão, intercâmbio e diálogo, e assim, apoiar a produção artística e cultural e o seu papel como fator de desenvolvimento. Busca-se assim dinamizar e descentralizar a atividade cultural, no intuito de contribuir com o exercício dos direitos de produção e fruição de todos os agentes do campo da cultura.

Nossa sede

O Centro possui um espaço administrativo, sala de reuniões, um ambiente multiusos com capacidade para 40 pessoas, que pode abrigar pequenos eventos e oficinas, e um espaço amplo e versátil no andar térreo que pode ser configurado para mostras, palestras, oficinas e espetáculos. Ainda, possui uma midiateca aberta para consulta e empréstimo. O Centro está articulado com uma série de outras instituições parceiras com as quais realiza, em colaboração, atividades de maior porte: exposições, concertos, peças de teatro, entre outras. Ver programação no site.