Acerca del Proyecto

ESPAÑOL/PORTUGUÊS

Archivo Vivo, es un repositorio, un lugar donde almacenar archivos de vídeo, audio, texto e imágenes. Un espacio que sirve, por un lado, para almacenar la memoria institucional del Centro Cultural de España en São Paulo, y por otro, es un banco de datos abierto para su libre distribución.

Este proyecto surge de la necesidad de organizar y presentar al público los resultados, catalogados y organizados, de los proyectos desarrollados por el Centro Cultural de España_SP/AECID en el área de Arte, Ciencia, Tecnología y Sociedad (ACTS). Este almacén virtual sirve para complementar la página web del centro (www.ccebrasil.org.br) desdoblando los contenidos de algunas de las líneas de acción de la AECID desarrolladas por este centro (como son los puntos relacionados con ecología y las cuestiones raciales).

Las obras, clasificadas por colecciones, revelan la transversalidad inherente a la cultura digital: texto, código, vídeo, fotografía y audio garantizan nuestra memoria institucional (mediante un registro histórico clasificado) y crean un portafolio digital abierto para un público general, ampliando el alcance de los contenidos que, como institución pública, generamos.

Archivo Vivo es una apuesta dentro de la producción de contenidos de libre circulación y fomenta el desarrollo de aplicaciones de código abierto. En primer lugar, se replican y difunden los productos presentes en Arquivo Vivo en otras plataformas del ámbito iberoamericano (Hipermédula, Rádio Eterogenia, Los Anillos de Saturno y el Lab de Prócomun)
reforzando la acción en red y fomentando la creación de puntos de replicación e interlocución. Y en segundo lugar, se disponibiliza el código de desarrollo web de esta plataforma, ofreciendo la infraestructura para hospedar proyectos similares. De esta forma la Agenda de la Periferia y la red Kult Afro ya han demostrado su interés en usar los códigos de esta plataforma.

Arquivo Vivo es, en resumen, un instrumento de gestión de la información que a través de una simple herramienta, como es un blog, produce y difunde fácilmente acciones en red.

_____________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________

Archivo Vivo é um repositório de arquivos de vídeo, áudio, texto e imagem dedicado tanto  a documentar de modo especial a memória institucional mediática do Centro Cultural da Espanha_SP/AECID, como organizar um banco de arquivos passíveis `a distribuição livre. O arquivo está organizado de modo a aceitar a catalogação de obras, assim como organizá-las em coleções e projetos dispostos em galerias virtuais.

A idéia do arquivo vem da compreensão de que, cada vez mais, é comum e prolixa a produção de arquivos. Centros culturais, coletivos ou instituições ligados ao tema, assim como nossa vida cotidiana, lidam com um “cem número” de informações: Como armazená-las? depois de organizadas, qual sua utilidade? ou, como dar uso a essa montanha crescente de arquivos?

Além destas questões sabe-se que muitos agentes culturais não são capazes de contratar profissionais de catalogação ou mesmo manter uma infra-estrutura de TI. Muitas delas não podem ficar reféns de sistemas fechados, que impossibilitem a mudança de profissionais ou atualização de seus sites. Esta plataforma é um piloto desenvolvido com instrumental de blog (no caso a plataforma wordpress) costumizado de tal modo a fazer com que cada post/publicação possa receber metadados, informações a respeito do autor, ano de publicação e cidade de origem para posterior recuperação da informacão.

Cada um dos posts é uma obra ou “obra/galeria” que pode ser acondicionada em uma coleção e/ou projeto. Todos eles subordinados ao repositório geral Arquivo Disponível que mantêm as obras e/ou projetos de modo indiscriminado `a lógica da coleção ou projeto.

O Centro Cultural da Espanha_SP/AECID acredita que o conhecimento gerado em suas atividades, assim como os resultados de mídia (produção de foto, áudio ou vídeo) devem estar acessíveis ao público e `a seus criadores de forma que possam ser utilizado como portifólio. E que este, tenha alguma relevância para os participantes e convidados das programações.

Archivo vivo também foi desenvolvido para receber projetos de parceiros. Ou seja, logo abaixo de arquivo disponível, na home do nosso site, você encontra os projetos levados ou apoiados pelo centro que utilizam tal plataforma para organizar sua produção. Contamos por hora com os AfroLabs, o Metalab,  Registra! e Música Livre.

Como foi pensado como repositório e não como site, os produtores dos conteúdos, assim como a equipe do Centro Cultural da Espanha_SP/AECID fazem um esforço para que sejam replicadas as obras em outros sites, blogs e plataformas iberoamericanas. Ação em rede a fim se multiplicar os pontos de transmissão do conhecimento.

Como canais de re-transmissão (re-publicação) já contamos com hipermédula, Los anillos de Saturno, Eterogenia e claro, cada um dos produtores participantes de nossas atividades locais.

Esse é apenas o começo de um plataforma web cuja ela mesma é foco de desenvolvimento. Ferramenta de gestão e de criação de redes que encerrem ponte “entre o vivido e o arquivo”.